Forre a Varoma com papel vegetal, deixando alguns buracos expostos para permitir a circulação de vapor.
Coloque os ovos, o sal e a pimenta numa taça, bata ligeiramente e deite na Varoma preparado.
Coloque o cesto na tampa e pese o arroz no cesto. Lave o arroz até que a água saia limpa.
Coloque a água no copo e insira o cesto com o arroz. Coloque a Varoma com os ovos na posição, e cozinhe por 15 min/Varoma/vel 1. Com cuidado, retire a Varoma com os ovos e reserve. Mexa o arroz com a espátula e continue a cozinhar por mais 3-5 min/100°C/velo 4, ou até o arroz estar cozido. Transfira o arroz para uma taça térmica ou outra taça grande e cubra para manter quente. Corte os ovos em tiras com a espátula e junte ao arroz, misturando. Cubra para manter quente. Limpe e seque o copo.
Coloque a parte branca das cebolinhas ou chalotas no copo e pique 3 seg/vel 5. Raspe as laterais do copo com a espátula.
Adicione o óleo e o fiambre e cozinhe 5 min/120°C/«Colher»(TM31: Varoma), sem o copo de medição.
Adicione os camarões, as ervilhas, o milho e o molho de soja, e cozinhe por mais 3-5 min/120°C/Velocidade Inversa/«Colher»(TM31: Varoma), sem o copo de medição, até os camarões estarem completamente cozidos. Transfira para a taça com o arroz e os ovos.
Fatie finamente a parte verde das cebolinhas ou chalotas, e junte à mistura de arroz, mexendo para combinar. Tempere com sal e pimenta extra a gosto e sirva.
Dicas e truques
Para evitar que o arroz fique empapado, certifique-se de que está apenas cozido. O arroz frito tradicional é feito com arroz pré-cozido e frio, geralmente colocado num wok quente.