Unte ligeiramente 2 tabuleiros de donuts com 12 cavidades cada e reserve.
Coloque a água no copo. Posicione a Varoma e pese a abóbora dentro dela. Feche a tampa e cozinhe a vapor durante 20 min/Varoma/vel 2 ou até que a abóbora fique bem macia.
Transfira a abóbora para papel absorvente e deixe escorrer o excesso de humidade durante pelo menos 5 minutos. Descarte a água de cozedura.
Pré-aqueça o forno a 150°C.
Coloque a abóbora ainda quente e o óleo de coco no copo e triture 10 seg/vel 6 até obter um puré homogéneo e o óleo derreter. Raspe as laterais do copo com a espátula.
Adicione os ovos, o buttermilk, o açúcar, a stevia (opcional), a canela, a farinha e o bicarbonato de sódio. Misture 10 seg/vel 5.
Raspe as laterais do copo e misture novamente 5 seg/vel 4, até ficar bem integrado (a massa ficará húmida).
Transfira a massa para um saco de pasteleiro com um bico liso de 1 cm. Distribua a massa pelas formas, enchendo até dois terços da capacidade.
Leve ao forno a 150°C durante 10-15 minutos, até os donuts ficarem fofos e ligeiramente dourados.
Deixe arrefecer nas formas durante 5 minutos antes de transferir para uma grelha para arrefecer por mais 5 minutos.
Açúcar de Canela
Se utilizar, coloque o açúcar e a canela no copo limpo e triture 6 seg/vel 8 até obter uma textura fina, semelhante a açúcar em pó.
Transfira para um saco plástico grande.
Coloque 6 donuts ainda mornos dentro do saco e agite suavemente para cobri-los com o açúcar de canela. Sirva os donuts ainda quentes.
Dicas e truques
Pode usar qualquer tipo de açúcar mascavado, seja tradicional ou uma alternativa menos refinada, como açúcar de coco ou Rapadura (Panela).A abóbora deve estar quente para que o óleo de coco derreta corretamente. Se o copo do robot estiver frio, passe-o por água quente antes de misturar.