| | |

Alheiras

As alheiras são um dos enchidos mais tradicionais da gastronomia portuguesa, especialmente associadas às regiões da Beira Alta e Trás-os-Montes. Esta receita permite preparar alheiras caseiras de forma autêntica, utilizando um robot de cozinha para facilitar o processo. A combinação de pão alentejano, carnes selecionadas e temperos equilibrados resulta num enchido saboroso e versátil. Pode ser servido frito, acompanhado por ovo estrelado, ou cozido a vapor com arroz de grelos. O processo de confecção inclui a preparação das carnes, a mistura com o pão e os temperos, e o enchimento da tripa para formar as alheiras. Para quem deseja uma versão mais autêntica, é possível secá-las no forno antes de consumir. Esta receita é ideal para quem aprecia sabores tradicionais e deseja recriar em casa um enchido típico português.
Preparação 1 hora 54 minutos
Robot 1 hora 6 minutos
Total 3 horas
Porções 14 Unidades
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6, TM7
5 a partir de 4 votos
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque no copo 400 g de pão e pique 5 seg/vel 4. Retire e reserve.
  • Coloque no copo 400 g de pão e pique 5 seg/vel 4. Retire e reserve.
  • Coloque no copo a galinha, a carne de porco, o toucinho e 1 pitada de sal. Cubra com água até perfazer a marca dos 2 litros e coza 50 min/100°C/ Velocidade Inversa/ «Colher». Coe com a ajuda do cesto e reserve a água da cozedura.
  • Coloque no copo o alho, a malagueta e o azeite e pique 5 seg/vel 5.
  • Adicione o colorau e a água e cozinhe 15 min/100°C/vel 1. Retire e reserve com a água da cozedura reservada.
  • Coloque no copo metade das carnes reservadas e desfie 5 seg/ Velocidade Inversa/vel 5. Reserve com o pão picado.
  • Coloque no copo as restantes carnes reservadas e desfie 5 seg/ Velocidade Inversa/vel 5. Retire e adicione à mistura anterior. Adicione aos poucos o caldo reservado à mistura de carne e pão, envolva bem com a ajuda da espátula ou com as mãos. Retifique os temperos. Corte a tripa em pedaços (30 cm aprox.), feche bem uma das pontas com fio de cozinha e encha com a ajuda de um funil com o preparado anterior. Feche a outra ponta com fio de cozinha. Repita a operação até terminar o recheio. Sirva fritas com ovo estrelado ou cozinhadas a vapor com arroz de grelos.

Acessórios

Dicas e truques

  • As alheiras são um prato típico da Beira Alta e Trás-os-Montes, e que tem a sua origem nos judeus que não podiam comer carne de porco. Criaram as alheiras como forma de escaparem à Inquisição. Para passarem despercebidos, os judeus começaram a fumar enchidos sem carne de porco. Desta forma aparecem as alheiras que logo se popularizaram entre os cristãos, com os mais diversos recheios, desde a vitela, ao coelho, peru, pato, galinha.
  • Caso a tripa seja seca deverá ser muito bem lavada com água e sumo de limão ou vinagre antes de ser utilizada.
  • A tripa para enchidos existe à venda em alguns talhos e charcutarias, sendo, no entanto, mais fácil de encontrar em certas zonas do país do que outras.
  • Para secar as alheiras no forno, deixar 3h a 5h a 50ºC, meter o cabo de uma colher de pau ou um pano dobrado para deixar a porta do forno entre-aberta.

Keywords

Alheira Caseira, Alheira de Trás-os-montes, Alheira Frita, Alheira No Robot de Cozinha, Alheira Portuguesa, Alheiras Tradicionais, Bimby, BimbyWorld, Charcutaria Artesanal, Chef Express, Como Fazer Alheiras, Cozinha Portuguesa, Cuisine Companion, Enchido Artesanal, Enchidos Caseiros, Gastronomia Regional, Kenwood kCook, Monsieur Cuisine, Moulinex, Mundo Receitas Bimby, Mycook, Prato Típico, Pratos de Carne, Preparação de Enchidos, Receita de Enchidos, Receita portuguesa, Receita Regional, Receitas tradicionais, Robot de Cozinha, Thermomix, Yämmi

Maquina para Encher:

Publicações semelhantes

Comentários

5 from 4 votes (4 ratings without comment)

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.