Toucinho do Céu
O “Toucinho do Céu” é uma receita tradicional portuguesa, perfeita para ocasiões especiais como o Natal. Feito com amêndoa, ovos e uma calda de açúcar, este doce é uma verdadeira iguaria da doçaria conventual. A preparação, que pode ser facilmente feita com o auxílio de um robot de cozinha, proporciona um resultado final cremoso e saboroso, ideal para servir como sobremesa ou para presentear durante as festividades. O processo inclui a preparação de uma calda de açúcar e amêndoa, seguida da incorporação das gemas e ovos, criando uma textura rica e delicada. Após assar, o toque final de açúcar em pó faz toda a diferença. Com um tempo total de 1 hora e 50 minutos, esta receita é uma excelente escolha para quem deseja impressionar com um doce tradicional e sofisticado.
Ingredientes
Instruções
- Coloque no copo 100 g de açúcar e pulverize 15 seg/vel 9. Retire e reserve.
- Coloque no copo a amêndoa e pique 20 seg/vel 7. Retire e reserve.
- Coloque no copo 500 g de açúcar e a água e aqueça 15 min/120°C/vel 2 (TM31: Varoma).
- Adicione a amêndoa reservada e o doce de chila e cozinhe 10 min/120°C/vel 2 (TM31: Varoma). Retire o copo da base para que arrefeça mais depressa e deixe a calda arrefecer até aos 60°C.
- Com a ponta de uma faca corte 16 gemas e envolva cuidadosamente com 2 ovos sem bater.
- Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre com papel vegetal e unte com manteiga uma forma de fundo amovível (Ø 22 cm aprox.).
- Insira a borboleta. Programe 3 min/100°C/vel 2 e adicione em fio, através do bocal da tampa, a mistura de gemas e ovos. Retire para um recipiente e deixe arrefecer.
- Coloque o preparado na forma e leve ao forno cerca de 50 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Retire com cuidado o papel vegetal e cubra com o açúcar em pó reservado.










