© Rita Cardoso
|

Cheesecake Japonês

Preparação 1 hora 37 minutos
Robot 8 minutos
Total 1 hora 45 minutos
Porções 8 Fatias
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Média
5 a partir de 1 voto
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno a 150°C. Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma de fundo amovível (Ø 20 cm aprox.). Coloque a forma sobre uma folha de alumínio e dobre sobre o fundo da forma. Coloque a forma num tabuleiro de forno (24 cm aprox.) e reserve.
  • Coloque no copo o queijo, o óleo e 50 g de açúcar e bata 3 min/60°C/vel 3.
  • Adicione o leite, as gemas e o sumo de limão e misture 30 seg/vel 3.
  • Adicione a farinha e misture 20 seg/vel 4. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo e misture 10 seg/vel 4. Retire e reserve numa taça grande. Lave e seque muito bem o copo (ver dica).
  • Insira a borboleta. Coloque no copo as claras e 100 g de açúcar e bata 4 min/vel 3.5, sem o copo medida. Retire a borboleta.
  • Deite na mistura de gemas e queijo reservada, 1/3 das claras batidas em castelo e com a ajuda da espátula, envolva suavemente. Adicione mais 1/3 das claras batidas em castelo e envolva suavemente, por fim adicione as restantes claras e envolva suavemente. Deite na forma reservada. Coloque a água no tabuleiro (3 cm de altura aprox.). Leve ao forno a 150°C cerca de 1 hora e 10 minutos ou até ficar dourado e firme.
  • Desligue o forno e com a porta entreaberta, deixe o cheesecake arrefecer no forno cerca de 15 minutos, entretanto retire a forma do forno e deixe arrefecer por completo. Desenforme com cuidado o cheesecake e coloque num prato de servir, polvilhe com açúcar em pó e sirva de seguida (ver dica).

Dicas e truques

O cheesecake japonês tem uma textura suave, leve e fofa, não é demasiado doce, e tem um sabor e aroma delicado.
No passo 4, pode fazer uma pré-lavagem para garantir que o copo fica bem limpo: Insira a borboleta, coloque no copo 500 g de água e 1-2 gotas de vinagre e misture 30 seg/vel 4. Retire a borboleta, descarte a água, enxague com água quente e seque bem o copo.
O cheesecake pode ser servido quente ou frio. A textura do cheesecake quente, é a mais fofa enquanto se levar o cheesecake ao frigorífico, a textura é mais cremosa.

Incluida no Livro / Revista / Cookidoo®

Parceria com o Blog

Cooking with Rita Cardoso

Publicações semelhantes

5 from 1 vote

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.