Pão de Mistura Simples

© Vera Guerreiro
Preparação 3 horas 37 minutos
Robot 3 minutos
Total 3 horas 40 minutos
Porções 900 gr
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Fácil
5 a partir de 1 voto
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Unte com azeite uma caixa de fermentação com tampa (5 l aprox.) e uma panela de barro (4 l aprox.).
  • Coloque no copo a água, o fermento, o mel, as farinhas, o sal e as especiarias e amasse 3 min/vel Espiga (TM31: Copo Fechado/ Espiga). Retire, deite na caixa de fermentação, feche a caixa e deixe repousar durante 1 hora num local quente (24°C aprox.).
  • Sobre uma superfície polvilhada com farinha, achate ligeiramente a massa, segure na borda superior, puxe um pouco, dobre para o meio e pressione levemente. Estique a massa pela parte de baixo e dobre para o meio. Repita o processo e forme uma bola com a massa. Agora a parte lisa está em baixo e a costura está voltada para cima. Coloque a massa nesta posição dentro da panela de barro untada. Polvilhe ligeiramente a massa com farinha, coloque a tampa da panela e deixe o pão levedar num local quente (24°C aprox.) durante 1 hora e 30 minutos.
  • Coloque a panela de barro no forno ainda frio e coza a 230°C (superior/inferior) durante 35 minutos. Seguidamente, com a ajuda de umas luvas de forno, retire a tampa. Reduza a temperatura para 210°C e deixe o pão cozer durante mais 15-20 minutos até ficar crocante e dourado. Retire, vire a panela com cuidado para retirar o pão. Volte o pão e bata na sua parte de baixo. Se tiver um som oco, está pronto. Se necessário, coloque o pão de novo no forno, mas sem a panela, durante 5-10 minutos a 210ºC até acabar de cozer. Deixe o pão de mistura simples arrefecer sobre uma rede e sirva de seguida.

Dicas e truques

Misturas de especiarias:
Clássica:
  • 60 g sementes de alcaravia
  • 30 g sementes de funcho secas
  • 25 g sementes de erva-doce
  • 10 g coentros em grão
  1. Coloque no copo todos os ingredientes e triture 30 seg/vel 8. Retire,
    reserve a mistura de especiarias num frasco com tampa hermética e utilize conforme necessário.
Rustica:
  • 30 g sementes de alcaravia
  • 30 g sementes de coentros
  • 15 g sementes de cominhos preto
  • 15 g sementes de erva-doce
  • 1 ½ c. chá de sementes de anis
  • 1 ½ c. chá de pimenta preta em grão
  1. Coloque no copo todos os ingredientes e pulverize 15 seg/vel 10. Retire, reserve a mistura de especiarias num frasco com tampa hermética e utilize conforme necessário.
 
Para ter um pão mais aromático, também o pode deixar a maturar no frigorífico durante 8-12 horas. Prepare todos os ingredientes de véspera. Reduza a quantidade de levedura para 5 g. Na manhã seguinte, bastam 5-10 minutos para preparar a massa. Transfira-a para uma caixa de fermentação untada, feche bem a caixa e guarde-a no frigorífico. Ao fim do dia continue como descrito no passo 3.
Cozer o pão com a panela de ferro fundido: Aqueça a panela no forno a 250°C 30-45 minutos antes de a usar. Vire a massa sobre uma folha de papel vegetal antiaderente. Corte o papel antiaderente com uma margem de 5 cm à volta da massa e transfira o papel com a massa para a panela. Cuidado! É indispensável que trabalhe com luvas de forno. A panela está muito quente! Coza o pão durante 15 minutos com a tampa. A seguir, reduza a temperatura do forno para 210°C, retire a tampa e deixe o pão cozer por, aproximadamente, mais 30-35 minutos.

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.