© Marta Torcato
|

Bolo de Ananás

Este delicioso Bolo de Ananás com uma cobertura suave e fresca de natas é uma excelente opção para quem procura uma sobremesa simples, mas cheia de sabor. Ideal para preparar em um robot de cozinha, esta receita facilita o processo, permitindo um bolo leve e fofo, com o toque cítrico da lima que combina perfeitamente com o ananás. Além disso, o recheio cremoso de natas batidas e o frescor do ananás em calda tornam este bolo ainda mais irresistível. A praticidade no uso do robot de cozinha ajuda a economizar tempo e garante resultados consistentes, perfeitos para qualquer ocasião, desde festas familiares até momentos especiais.
Preparação 1 hora 54 minutos
Robot 6 minutos
Total 2 horas
Porções 12 Fatias
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6, TM7
5 a partir de 5 votos
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Bolo

Recheio e Cobertura

Instruções
 

Bolo

  • Pre-aqueça o forno a 180ºC.
  • Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com aprox. 22 cm de diâmetro. Reserve.
  • Coloque no copo o açúcar e a casca do limão e pulverize 5 seg/vel 5.
  • Insira a borboleta. Adicione a manteiga, o leite e os ovos e bata 4 min/37ºC/vel 3,5.
  • Adicione a farinha e o fermento e envolva 10 seg/vel 3. Deite para a forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 35 minutos. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.

Recheio e Cobertura

  • No copo limpo insira a borboleta. Coloque as natas, a raspa e o sumo de 1/2 lima e bata na vel 3 até ficarem firmes.
  • Adicione o açúcar em pó e envolva 5 seg/vel 3.

Montagem

  • Corte o bolo ao meio e regue com a calda do ananás, recheie com 1/4 das natas batidas, disponha o ananás e coloque a outra metade de bolo. Cubra o bolo com as restantes natas batidas e polvilhe com raspa de lima. Guarde no frigorífico até ao momento de servir.

Dicas e truques

O tempo necessário para que as natas montem, depende da temperatura, da percentagem de gordura e da quantidade das natas.
Deve ter atenção para que as natas náo passem a manteiga. Vá vigiando pelo bocal da tampa e fique atento a quaisquer alterações de som emitido pelas lâminas.
A temperatura das natas, antes de bater, deve ser de 5-6ºC e o copo de mistura deve estar o mais frio possível.
Quanto maior for a percentagem de gordura das natas mais fácil será ganharem consistência.

Keywords

Ananás com Lima, Bimby, BimbyWorld, Bolo caseiro, Bolo de Ananás, Bolo de Fruta, Bolo de Natas, Bolo Fresco, Bolo para Crianças, Bolo para Férias, Bolo Simples, Bolo Simples e Saboroso, Chef Express, Cuisine Companion, Kenwood kCook, Monsieur Cuisine, Moulinex, Mundo Receitas Bimby, Mycook, Receita de Fim de Semana, Receita de verão, Receita para Famílias, Receita para Robot, Receita rápida, Recheio de Fruta, Recheio de natas, Sobremesa com Ananás, Sobremesa Cremosa, Sobremesa de Ananás, Sobremesa de Baixo Tempo, Sobremesa de Natal, Sobremesa de Natas, Sobremesa fácil, Sobremesa fria, Sobremesa para Convidados, Sobremesa para Festa, Sobremesa Refrescante, Thermomix, Yämmi

Publicações semelhantes

5 from 5 votes (5 ratings without comment)

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.