© Lesley Karen

Bolo de Natal Tradicional

Preparação 3 horas 13 minutos
Robot 2 minutos
Total 3 horas 15 minutos
Prato Bolos
Porções 20 Fatias
Ocasião Natal
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Fácil
5 a partir de 2 votos
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque uma tigela sobre a tampa do copo de mistura, pese as frutas secas sortidas e o brandy dentro dela, depois deixe de molho durante a noite.
  • Pré-aqueça o forno a 140°C. Forre um tabuleiro com 2 camadas de papel vegetal e reserve. A seguir, unte e forre a base e os lados de uma forma de bolo funda e redonda (23 cm) ou uma forma de bolo funda e quadrada (20 cm). Em seguida, envolva 3 camadas de papel vegetal ao redor do exterior da forma (o papel deve ser aproximadamente 5 cm mais alto que a forma ver dicas). Depois de envolto, envolva um pedaço de corda de cozinha ao redor da forma duas vezes e amarre as extremidades firmemente. Coloque a forma envolvida no tabuleiro preparado e reserve.
  • Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha no copo de mistura e misture por 20 seg/vel 8.
  • Misture por 30 seg/vel 3, adicionando gradualmente os ovos um a um pelo buraco na tampa do copo de mistura.
  • Adicione as frutas embebidas reservadas e todos os restantes ingredientes, depois combine por 20 seg/ Velocidade Inversa/vel 4, com a ajuda da espátula.
  • Coloque na forma preparada e asse a 140ºC por 2 horas e 20 minutos ou até que um palito de madeira inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe arrefecer na forma por 15 minutos, depois desenforme para uma grelha para arrefecer completamente.
  • Uma vez frio, use um palito de madeira para fazer vários furos no bolo. Despeje 2-3 colheres de sopa de brandy sobre o bolo e deixe de molho por 10 minutos. Envolva o bolo em folha de alumínio (com os furos para cima) e coloque-o num recipiente hermético durante pelo menos 4 semanas para melhores resultados. Para um bolo rico e húmido, regue o bolo com 2-3 colheres de sopa de brandy ("alimentando" o bolo) todas as semanas até estar pronto para servir (ver dicas).

Acessórios

Forma Redonda

Dicas e truques

Para um bolo de Natal sem álcool, substitua o brandy por chá preto ou sumo de laranja e prossiga conforme a receita. Uma versão sem álcool deve ser armazenada no frigorífico e consumida dentro de 1 mês.
O forro de papel vegetal é essencial para evitar que a forma fique muito quente e queime o bolo. Quanto mais camadas de papel vegetal utilizadas (no tabuleiro e ao redor da forma de bolo), mais uniformemente o bolo assará sem secar (e é menos provável que a fruta queime).
O bolo de Natal tradicional pode ser conservado por até 6 meses num recipiente hermético ou mais tempo se armazenado no frigorífico.

Incluida no Livro / Revista / Cookidoo®

Publicações semelhantes

5 from 2 votes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.