Toucinho-do-Céu
O Toucinho-do-Céu é uma sobremesa tradicional portuguesa, rica e saborosa, que encanta com a sua textura aveludada e o sabor intenso da amêndoa. Esta receita, originária do Alentejo, é feita à base de gemas de ovo, açúcar e amêndoas, resultando numa iguaria doce que é perfeita para qualquer ocasião especial. Preparado no robot de cozinha, o processo é facilitado e garante resultados consistentes. Após o tempo de cozedura, a sobremesa deve arrefecer antes de ser desenformada, revelando um aspecto dourado e apetitoso. O Toucinho-do-Céu pode ser servido simples ou acompanhado de um toque de caramelo líquido, elevando ainda mais a sua delícia. Ideal para festas, celebrações e jantares, esta receita é uma verdadeira representação da doçaria portuguesa.
Ingredientes
Instruções
- Coloque no copo a amêndoa e pique 20 seg/vel 7. Reserve.
- Coloque no copo 250 g de água, o açúcar e aqueça 15 min/Varoma/vel 2 (TM5/TM6: 120ºC). Retire o copo da base e deixe arrefecer.
- Barre o fundo e as laterais de uma forma de alumínio (20×6 cm aprox.) com o caramelo líquido e coloque na Varoma.
- Coloque o copo na base. Insira a borboleta, misture na vel 2 e adicione através do bocal da tampa 11 gemas e 1 ovo.
- Retire a borboleta. Adicione a amêndoa reservada e envolva com a ajuda da espátula. Deite na forma, cubra com papel vegetal e reserve.
- Coloque no copo 1000 g de água. Coloque a Varoma e coza 60 min/Varoma/vel 2. Para confirmar se está cozido, espete um palito e verifique se sai seco. Se não estiver, programe mais uns minutos à mesma temperatura e velocidade. Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.
Acessórios

Varoma











Comentários