©
| | | |

Croissant Brioche

Os croissants brioche combinam a leveza e a textura folhada dos croissants tradicionais com a riqueza e suavidade da massa brioche, resultando em uma experiência de padaria irresistível em casa. Preparar estes croissants é mais simples do que parece, especialmente com a ajuda de um robot de cozinha, que garante uma massa bem amassada e uniforme. A receita permite criar croissants dourados, estaladiços por fora e macios por dentro, ideais para pequeno-almoço ou lanche. Após a massa levedar e descansar, os triângulos são enrolados e pincelados com ovo, conferindo um acabamento profissional. Esta receita é versátil, permitindo ajustar a quantidade de manteiga ou margarina, e é perfeita para surpreender familiares e convidados com croissants caseiros, frescos, aromáticos e visualmente atrativos, tornando cada refeição uma ocasião especial de sabor e textura.
Preparação 1 hora 17 minutos
Robot 8 minutos
Total 1 hora 25 minutos
Porções 12 Unidades
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6, TM7
4.99 a partir de 54 votos
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Massa

Finalizar

  • 1 Ovo p/ pintar

Instruções
 

Massa

  • Colocar no copo, o leite, a água, o sal, o fermento e programar 2 min/37ºC/vel 2.
  • Colocar os restantes ingredientes e programar 30 seg/vel 3 e de seguida programar 5 min/vel Espiga (TM31: Copo Fechado/Espiga). Verificar se massa não fica mole, se ficar é necessário adicionar um pouco farinha q.b.
  • Retirar a massa do copo, fazer uma bola. Reservar massa descansar pelo menos 20 minutos.

Finalizar

  • Esticar a massa e cortar em forma de triângulos.
  • Enrolar os croissant deixar levedar cerca 30 minutos.
  • Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  • Pintar com ovo inteiro.
  • Levar ao forno a 180ºC cerca 20 a 25 minutos.

Vídeo

Keywords

Bimby, BimbyWorld, Chef Express, Como fazer croissants, Croissants artesanais, Croissants Caseiros, Croissants de Manteiga, Croissants deliciosos, Croissants dourados, Croissants estaladiços, Croissants fáceis de fazer, Croissants fofinhos, Croissants folhados, Croissants para pequeno-almoço, Croissants passo a passo, Croissants Perfeitos, Croissants Rápidos, Croissants Tradicionais, Cuisine Companion, Kenwood kCook, Massa levedada, Monsieur Cuisine, Moulinex, Mundo Receitas Bimby, Mycook, Receita de brioche, Receita de croissant brioche, Receita de padaria, Thermomix, Yämmi

Parceria com o Blog

O Cantinho do Jorge

Publicações semelhantes

4 Comentários

  1. Olá,
    Queria fazer os croissants para o pequeno almoço. Seria possível fazê-los de noite, seguir todos os passos até formar os croissants e depois colocar no frigorífico. Para retirar do frigorífico de manhã, deixar levedar a segunda vez e colocar no forno. Pode-se fazer assim?
    Muito obrigado

    1. Boa tarde. Acabei de ler o seu comentário e embora tenha sido feito há muitos meses (e por isso não sei se já experimentou fazer a alteração de farinha de trigo para farinha de sarraceno), deixo aqui uma informação: o trigo sarraceno (ou trigo mourisco ou trigo negro) de trigo só tem o nome, ou seja, é um pseudo-cereal e não tem gluten. O gluten é que dá elasticidade às massas levedas e liga às massa de bolo. Ou seja, se substituir o trigo normal pelo sarraceno nunca vai obter o mesmo resultado, a massa não vai ter elasticidade, não vai ter liga. Para conseguir um resultado aproximado (porque mesmo com mistura de farinhas prontas industriais o resultado nunca é igual) tem de misturar outras farinhas ao sarraceno, nomeadamente amidos (de batata, milho, mandioca, araruta e outros) e uma goma para dar mais liga (goma de guar, goma xantana ou outras). Mesmo com o acréscimo de amido e de goma, é preciso ter em mente que nunca vai conseguir o resultado que teria com a farinha de trigo. 🙂
      Ah! Experiência e conselho de quem faz pão e bolos sem gluten há mais de 4 anos. 😉

4.99 from 54 votes (54 ratings without comment)

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.