| |

Iogurte Natural com Natas

© Camila Schueroff
Preparação 12 horas
Robot 10 minutos
Total 12 horas 10 minutos
Cozinha Internacional
Porções 8 Doses
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Fácil
5 a partir de 1 voto
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque no copo todos os ingredientes e misture 30 seg/vel 4.
  • TM6: De seguida inicie o modo Fermentação Fermentação /10 h/45°C. Retire, coloque num recipiente ou distribua por 8 frascos de iogurte e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico, pelo menos 2 horas antes de consumir. Guarde os iogurtes devidamente cobertos com película aderente ou fechados até 8 dias no frigorífico. Sirva simples ou com fruta fresca.
  • TM31/TM5: Retire o copo e abafe com uma manta cerca de 12 horas. Após 12 horas de fermentação coloque o cesto da Bimby® sobre um recipiente, forre com um pano fino de algodão e deite o iogurte. Leve ao frigorífico e deixe escorrer o soro cerca de 2 horas. Distribua o iogurte por frascos previamente esterilizados. Guarde os iogurtes devidamente fechados até 8 dias no frigorífico.

Acessórios

Dicas e truques

Escolha o leite gordo para fazer iogurte, pois o maior teor de gordura permite uma textura mais espessa e cremosa. A qualidade do leite e do iogurte é muito importante para melhores resultados, por isso certifique-se de que o iogurte utilizado como fermento contenha culturas de bactérias ativas.
Para obter os melhores resultados e evitar que o seu iogurte seja contaminado por bactérias indesejáveis, tudo deve estar bem limpo. Por isso é recomendado esterilizar os frascos de iogurte. Na maioria dos casos, a contaminação por bactérias irá afectar a consistência do iogurte, mas não o seu sabor.
A utilização do leite em pó confere uma maior consistência ao iogurte. No entanto, se optar por não utilizar este ingrediente não compromente o resultado final da receita, o iogurte mantém uma boa consistência.
Reserve uma pequena quantidade de iogurte para utilizar como cultura bacteriana para preparar a próxima porção.
SAIBA COMO ESTERILIZAR FRASCOS
Escalde os frascos em água quente cerca de 10 minutos ou aqueça-os no forno pré-aquecido a 100°C, cerca de 10 minutos. No caso dos iogurtes a temperatura dos frascos deve ser morna para fria.
Para uma versão doce do iogurte, adicione 40 g de açúcar junto com os outros ingredientes no passo 1.

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.