©
|

Manteiga Caseira

Robot 2 minutos
Total 2 minutos
Cozinha Tradicional
Porções 300 gr
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Fácil
4.80 a partir de 5 votos
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

  • 400 g Nata 35% MG, bem frias

Manteiga c/ Sal

Manteiga p/ Barrar

Manteiga Aromatizada

Manteiga de Alho

Manteiga de Ervas

Instruções
 

Normal

  • Coloque no copo as natas e programe 2 min/vel 9. No fim do tempo, a gordura deverá estar separada do soro. Se assim não acontecer programe mais uns segundos na mesma velocidade (depende da temperatura e qualidade das natas).
  • Se não fizer nenhuma das variantes, quando o soro estiver separado coloque a manteiga no cesto e lave com cuidado debaixo da torneira, com água fria até que a água saia limpa (evita que a manteiga rance). Coloque a manteiga sobre papel absorvente e seque-a muito bem e vá para o passo 4. Se fizer uma das variantes siga os passo da variante escolhida e só então lave a manteiga com explicado anteriormente.
  • Adicionar ingredientes opcionais (veja as variações abaixo) e misturar na manteiga durante 15 seg/vel 4.
  • Envolva bem e enrole em película aderente. Conserve no frigorífico até ao momento de servir.

Manteiga c/ Sal

  • Se o sal é grosso pode ficar a sentir os pedaços na manteiga terminada. Para evitar isso ante de fazer a manteiga pulverize antes o sal um mínimo de 40g de sal em 10 seg/vel 10 e então novamente 10 seg/vel 10 e reserve ½ colher de chá e guarde o restante para uso futuro. Coloque de lado, limpe o copo e continue a fazer manteiga como acima. Adicione ½ colher de chá de sal.

Manteiga p/ Barrar

  • Adicionar 1/5 do peso da manteiga gerada de óleo de sabor suave (por exemplo, de girassol), e se desejar sal como acima. O azeite também pode ser usado, mas tem um sabor mais forte.

Manteiga Aromatizada

  • Adicione sabores (por exemplo especiarias). Para manteiga mais barrável também adicionar óleo como acima, e se desejar o sal como acima.

Manteiga de Alho

  • Antes de fazer a manteiga (e antes de inserir borboleta) coloque 1 (ou mais) dentes de alho no copo e pique 3 seg/vel 7. Coloque de lado, limpe o copo e continue a fazer a manteiga como acima. Adicione o alho e sal como em cima. Para manteiga mais barrável também adicionar óleo como acima.

Manteiga de Ervas

  • Antes de fazer a manteiga (e antes de inserir a borboleta) coloque as ervas de escolha no copo e pique 3 seg/vel 7. Coloque de lado, limpe o copo e continue a fazer manteiga como acima. Adicione as ervas, e sal como acima. Para a manteiga mais barrável adicione também o óleo como acima.

Manteiga de Ervas e Alho

  • Antes de fazer manteiga (e antes de inserir a borboleta) coloque 1 (ou mais) dentes de alho e ervas de escolha no copo e pique 3 seg/vel 7. Retirar e continuar a fazer a manteiga como acima. Adicione as ervas eo alho, e sal como acima. Para manteiga mais espalhável

Dicas e truques

A lavagem da manteiga tem que ser feita com muito cuidado para evitar que escorra toda. Recomendamos que lave debaixo de um fio de água fria.
A lavagem da manteiga evita que a mesma venha a ganhar ranço mais rápído e assim conserva-la mais tempo.
Se desejar fazer alguma das variantes, faça-o a partir do momento em que o soro se tenha separado da gordura. Junte o ingrediente a gosto e triture alguns segundos. Lave a manteiga e tempere. A manteiga aromatizada pode ser utilizada para finalizar alguns pratos como um risotto ou carne assada. Use como tempero em papelotes.

Incluida no Livro / Revista / Cookidoo®

Similar Posts

3 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.