Tarte de Maçã (Apple Pie)
A Tarte de Maçã é uma sobremesa clássica, com uma massa crocante e recheio de maçã suculento, que combina o toque quente da canela com o aroma fresco do limão. Usar o robot de cozinha simplifica o processo, garantindo uma massa perfeita e maçãs cozidas de maneira uniforme. Esta tarte é ideal para servir em momentos especiais ou simplesmente como um doce caseiro para desfrutar em qualquer altura. Pode ser acompanhada por uma bola de gelado ou uma pitada de chantilly, tornando-a ainda mais irresistível. A técnica de cozedura ajuda a manter as maçãs macias e saborosas, com uma apresentação impecável.
Ingredientes
Massa
Instruções
Massa
- Coloque no copo a farinha, o sal, o açúcar, a manteiga e a água e misture 10 seg/vel 4.
- Coloque duas folhas de pelicula aderente lado a lado na superfície de trabalho. Depeje o copo numa delas, raspando as laterais com uma espátula. A massa ficará quebradiça e irregular. Bata rapidamente sem sobrecarregar a massa e, em seguida, corte ao meio com uma espátula. Transfira uma metade da massa para o outro pedaço de pelicula aderente e molde as duas metades em bolas achatadas. Embrulhe bem e leve ao frigorifico durante 1 hora.
Recheio
- Numa tigela grande, misture o açúcar, canela e farinha e reserve.
- Corte as maçãs em rodelas grossas, coloque na bandeja da Varoma e polvilhe com o sumo de limão. Coloque a água no copo, coloque Varoma na posição, feche a tampa Varoma e programe 12 min/Varoma/vel 4. Transfira as maçãs para uma tigela grande contendo a mistura de açúcar e canela reservada e misture delicadamente com a espátula para revestir. Deixe arrefecer.
- Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte uma tarteira (aprox. 22cm.) e reserve.
- Estenda uma metade da massa entre 2 folhas de papel vegetal em um círculo (aprox. 35cm). Trabalhando rapidamente e manuseando a massa o menos possível para mantê-la fria e fácil de trabalhar. Retire uma folha de pepel vegetal e forre a tarteira preparada com a massa, com o lado da massa para baixo. Retire com cuidado a folha de papel vegetal de cima. Se o papel agarrar, coloque a forma de torta com massa e o papel no frigorifico por alguns minutos para arrefecer a massa e permitir a fácil remoção do papel vegetal.
- Adicione as maçãs reservadas e já arrefecidas na tarteira forrada com massa.
- Estenda a outra metade da massa entre 2 folhas de papel vegetal em um círculo (aprox. 35cm). Retire uma folha de pepel vegetal e coloque a massa sobre as maçãs. Remova cuidadosamente a segunda folha de papel vegetal conforme descrito anteriormente.
- Sele a tarte pressionando a massa para baixo e, em seguida, corte o excesso de massa em 0.5cm da tarteira. Amasse as bordas da massa e polvilhe a parte superior da tarte com 1 a 2 colheres de sopa de açúcar. Faça algumas fendas na massa superior com uma faca afiada. Leve ao forno a 220ºC durante 15 minutos, depois reduza a temperatura para 180ºC e coza por mais 30 minutos ou até que a tarte esteja dourada. Deixe arrefecer sobre uma grade por 1 hora antes de servir morna ou temperatura ambiente.
Dicas e truques
- Para massas folhadas, certifique-se de que a manteiga esteja bem fria e mantenha a massa sempre fria.
- Se a massa ficar quente e difícil de trabalhar, coloque a massa enrolada, ainda coberta com folhas de papel vegetal ou pelicula aderente, no frigorifico até que a massa esteja firme o suficiente para ser manuseada.
- Se as bolas de massa forem deixadas na geladeira por mais de 1 hora, podem ficar difíceis de estender. Deixe em temperatura ambiente por alguns minutos e bata neles com um rolo para torná-los mais flexíveis.
- Em vez de enrolar a massa entre duas folhas de papel vegetal, estenda-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e leve a massa para a tarteira usando o rolo de massa.













Comentários