Manteiga

© Rita Cardoso
Preparação 6 minutos
Robot 4 minutos
Total 10 minutos
Prato Básicos
Porções 250 gr
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Fácil
4.50 a partir de 2 votos
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Insira a borboleta. Coloque as natas no copo e bata 1-3 min/vel 4, ou até que os sólidos e líquidos se tenham separado. Remova a borboleta.
  • Usando o cesto, coe líquidos de sólidos, reservando soro para uso posterior, se desejar.
  • Coloque no copo a água e a manteiga e misture 5-10 seg/vel 4. Os líquidos e os sólidos devem separar-se novamente (veja dicas).
  • Usando o cesto, coe os líquidos dos sólidos uma segunda vez, de modo a que fique apenas a manteiga. Enrole a manteiga em forma de salsicha para fazer rodelas de manteiga, forme uma forma retangular ou coloque num recipiente hermético (veja dicas). Use conforme necessário.

Acessórios

Dicas e truques

As natas mais próximas da data de validade se separará mais rapidamente.
Para manteiga que permanece fresca por mais tempo, lave uma segunda vez usando 500 g de água gelada na etapa 3 para garantir que a manteiga esteja completamente limpa.
Esta receita irá produzir aprox. 250g de manteiga. Reserve o soro (porção líquida) depois de escorrer no passo 2 para usar em scones, pães, panquecas, sopas ou bebidas quentes. Veja Cookidoo® para receitas. O soro também pode ser congelado para uso posterior.
Pode manter a Manteiga selada no congelador até 3 meses.
Pode manter a manteiga selada no frigorífico até 2 semanas.
Manteiga de ervas: coloque 1 dente de alho; 5 raminhos de endro fresco, apenas as folhas; 5 raminhos de salsa fresca, apenas as folhas; e 6 folhas de manjericão fresco no copo e pique 3 seg/vel 7. Raspe as laterais do copo com a espátula e proceda conforme a receita.
Manteiga com sal: adicione ½ colher de chá de sal marinho após a lavagem na etapa 3 e misture por alguns segundos para incorporar. O sal ajuda a dar à manteiga uma vida útil mais longa.
Manteiga para barrar: adicione 50 g de óleo, ajustado a gosto e bata 15 seg/vel 4 na manteiga pronta antes de guardar no frigorífico.
Manteiga mais leve: adicione 50 g de soro reservado e bata 15 seg/vel 4 na manteiga pronta antes de guardar no frigorífico.
Manteiga aromatizada: adicione outros aromas (por exemplo, óleos, açúcares, especiarias) à manteiga e misture 20-30 seg/vel 4 antes de guardar no frigorífico.

Incluida no Livro / Revista / Cookidoo®

Parceria com o Blog

Cooking with Rita Cardoso

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.